Como funciona o Sistema de Inventário Turístico, o InvenTUR?

1 - Pesquisa de Campo

A Pesquisa de campo é o grande desafio do Inventário Turístico. É trabalhoso e caro treinar estudantes para coletar as informações e, depois de pronto, deixar todas esse material se perder em documentos que dificilmente serão atualizados. Com o INVENTUR, isso fica resolvido, pois o sistema permite aproveitar os Inventários já realizados e garantir que não se perca mais tantos esforços e recursos. As informações coletadas nos Inventários Turísticos pela equipe da Secretaria ou por estudantes, com os questionários do Ministério do Turismo, podem ser inseridas no INVENTUR, e complementadas com fotografias dos atrativos e estabelecimentos.



2 - Dados no Sistema

Após a conclusão do trabalho de pesquisa, os dados são consolidados e inseridos no sistema de banco de dados do InvenTUR. A partir daí, o gestor tem a sua disposição um instrumento eficaz de gerenciamento e acompanhamento da evolução de toda a cadeia de fornecedores turísticos cadastrados.

3 - Portal Web

Concluída a fase de inserção de informações no sistema, o InvenTUR disponibiliza automaticamente todas as informações em um portal web com acesso público para turistas, estudiosos, moradores, estudantes, imprensa, pesquisadores e demais interessados. Cada estabelecimento catalogado na pesquisa tem direito a uma página no portal, totalmente gratuita, contendo informações sobre a sua atividade. O próprio empreendimento faz a administração da página, sob a supervisão da autoridade municipal.





4 - Relatórios e Listagens

De forma prática, o sistema também disponibiliza informações importantíssimas para o administrador do segmento turístico local, tais como: condições dos atrativos culturais e turísticos; número de pessoas empregadas; quantitativo de leitos; potencial de geração de emprego e renda, e outras dimensões importantes para a elaboração de uma política municipal de turismo.





5 - Atualização Online

Uma vez coletadas, inseridas no sistema, e disponibilizadas via web, as informações são gerenciadas e atualizadas totalmente online. Tanto a inclusão, a edição de informações ou mesmo a exclusão de empreendimentos podem ser realizadas pelo gestor de forma ágil e com total mobilidade, de qualquer computador.