Quais são as funcionalidades do sistema?

Com todo o sistema do INVENTUR implantado, é possível analisar o quantitativo dos empreendimentos de cada setor (hotéis, pousadas, restaurantes etc); mapear as necessidades de investimento na cadeia de fornecedores; catalogar, inclusive fotograficamente, os atrativos; criar roteiros turísticos temáticos; montar calendário anual de eventos e, por fim, gerenciar as informações levantadas, com disponibilização pública e atualização por meio de um portal eletrônico na web.








Mapas temáticos

Utiliza os recursos do Google Maps, com opções em mapa ou satélite, mostrando a localização dos atrativos e empreendimentos cadastrados.








Roteiros autoguiados

A partir das informações disponibilizadas no portal, são criados roteiros de visitação autoguiada, a serem inseridos pelo município, agrupados por tipo de produto ou proximidade como, por exemplo: museus, prédios, cachoeiras, trilhas, gastronomia etc.







Roteiros personalizados

Utilizando as mesmas informações do portal, os usuários também podem criar os próprios roteiros levando em conta as suas preferências, gostos e localização geográfica. A funcionalidade permite uma customização do passeio para cada internauta.







Galeria de fotos, vídeos e sons

O município ou região e os estabelecimentos pesquisados podem fazer a inclusão de fotografias, vídeos, sons gravados, textos vinculados, sem limite de armazenamento.







Cartões-postais

Os internautas podem enviar como cartão-postal, qualquer fotografia exibida na galeria dos estabelecimentos ou atrativos, incluindo mensagem. O envio é feito em poucos instantes, funcionando como estimulo ao destinatário a também conhecer a localidade.







Versões para smartphones e tablets

A visualização do portal pode ser feita em equipamentos tipo smartphone ou tablet, mantendo todas as funcionalidades da versão original. O turista tem sempre a mão todas as informações de que precisa antes, durante e após o seu passeio.







Acessibilidade para deficientes visuais

Toda parte de texto do portal é acessível para pessoas com deficiência visual. É uma ferramenta de inclusão, possibilitando a formatação de produtos para atendimento a este público específico.




Acesso de qualquer computador, atualização online e interface amigável

O gestor e o empreendedor podem facilmente acessar o sistema de qualquer computador, ganhando praticidade e agilidade no trabalho de gerenciamento e atualização das informações, fotos e vídeos. O INVENTUR é fácil de operar, tem interface amigável, e não exige grandes conhecimentos técnicos para a sua utilização.








Tradução

O portal pode ser lido em português, inglês e espanhol. No acesso à página inicial, antes de iniciar a navegação, o internauta escolhe o idioma de sua preferência.




Personalização

A região ou o município podem escolher entre vários layouts, com possibilidades de customização, passando a ter o seu próprio site de turismo.



Imprensa, divulgação, envio de informativos e calendário de eventos

O portal possui uma área de imprensa para a divulgação de notícias e envio de boletins aos empreendimentos cadastrados, separados por categorias. Também é possível o envio de informativos para internautas inscritos, o que reforça a comunicação entre os gestores e os estabelecimentos e potenciais turistas, favorecendo o fluxo e a fidelização dos visitantes.









Sistema de busca

Área específica para procura utilizando palavras-chaves, agilizando o tempo gasto pelo internauta para a realização de uma consulta a um estabelecimento ou atrativo.









Redes sociais

O usuário pode indicar atrativos ou empreendimentos em mais de 300 redes sociais, reforçando e ampliando as possibilidades de divulgação do município ou região turística.









Indique

É possível indicar o portal aos amigos preenchendo um pequeno formulário com o nome e o e-mail dos destinatários. A mensagem é enviada com o link para o portal visitado.




Geração de relatórios gerenciais (qualitativos e quantitativos)

Para o gestor local de turismo, as informações irão compor um banco de dados administrativo capaz de gerar relatórios gerenciais da cadeia de fornecedores (hotéis, pousadas, restaurantes etc). Também será possível a atualização em tempo real do quantitativo dos empreendimentos, das condições dos atrativos culturais e turísticos, número de pessoas empregadas, potencial de geração de emprego e renda, e outras dimensões importantes para o acompanhamento do setor.






Páginas web gratuitas

Todos os empreendimentos e atrativos catalogados terão uma página gratuita no portal, onde estarão disponibilizadas as formas de contato como links para o site, e-mail e redes sociais. Tais facilidades agilizam o contato com o empreendimento, além de divulgar o horário de funcionamento, as formas de pagamento, de reserva e informações importantes para o turista conhecer o local e montar seu roteiro antes da viagem.





Qualificação e quantificação de tráfego

Por meio da ferramenta Google Analytics, o gestor do portal poderá obter informações completas sobre quem acessa suas páginas: tipo de navegador e sistema operacional utilizados, resolução de tela, cidades/país/continente do internauta, tempo de permanência no site, links que mais receberam cliques, e outros parâmetros fundamentais no gerenciamento do portal visando otimizar o fluxo de visitantes.